Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação
TÍTULO DO PROJETO (TEMA): Aprendendo com a Internet
Professor(es): Francilene Sousa Rocha, Luany Pinho Dias e Manuel Lopes da Silva
Escola Estadual General Penha Brasil
Disciplina(s): Língua Portuguesa, História e Geografia
Turma/classe: 6ª B
Duração prevista para o projeto: 6 horas (aulas)
- Tema
Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto “Aprendendo com a Internet” através de aulas expositivas com datashow e pesquisa sobre o assunto.
- Disciplinas
As disciplinas de Português e História estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC. Envolvem-se conhecimentos sobre pesquisa na Internet e identificação das diferentes ferramentas disponíveis na Net, bem como utilização de ferramentas do Linux (como editor de texto e apresentação de slides) e produção de texto. Este é o meio mais apropriado para se trabalhar com este tema, tendo em vista a disponibilidade destes recursos na escola.
- Objetivos
Todos os objetivos previstos estão sendo atingidos. Os alunos estão conseguindo perceber a importância da Internet como inovação tecnológica e estão aprendendo a utilizar a Internet como fonte de pesquisa, sobretudo, sobre o surgimento e a evolução da mesma. Além disso, estão mais alertas sobre os perigos virtuais.
- Ações
A princípio, os alunos lançaram vários temas de interesse para pesquisa e escolheram de forma democrática o tema “Aprendendo com a Internet”, explicitando dúvidas e certezas sobre o assunto. O próximo passo foi fazer uma pesquisa utilizando a Internet no laboratório de informática. Os alunos fizeram a pesquisa sobre a mídia em duplas e trios e depois registraram no Broffice o que consideraram mais importante. Todas as ações previstas para a realização do projeto foram realizadas, sendo que alguns grupos de alunos ainda estão finalizando o trabalho de apresentação de slides.
No desenvolvimento do projeto, os alunos mobilizaram estratégias desde a escolha de sites de pesquisa com os quais se identificaram, resumindo os textos e acrescentando pontos de vista, até a criação de slides com textos e imagens da Internet. A princípio, apesar de eles terem chegado com algum conhecimento prévio sobre o assunto, houve uma pequena dificuldade por parte dos alunos em sistematizar o trabalho, mas com as orientações feitas por nós, professores, eles passaram a conseguir organizar seus trabalhos satisfatoriamente. As estratégias que utilizamos para superá-las foi acompanhar de perto os trabalhos realizados por cada grupo, sugerindo e tirando dúvidas sobre a utilização de slides e outras ferramentas do computador.
A maior parte das ações foram realizadas com sucesso, apenas não nos estendemos em aulas práticas com programas educacionais, jogos, webquest, e-mail, por causa do tempo estimado para a apresentação dos resultados deste no Proinfo. Todavia, como trata-se de um projeto de aprendizagem, pretendemos dar continuidade ao mesmo e explorar mais as diversas possibilidades de uso pedagógico proporcionadas pela Net.
Enfim, para o desenvolvimento do PITEC foram integrados computadores, Internet e data-show, cujo papel foi fundamental para ter acesso às informações e concretizar o trabalho de forma dinâmica e dirigida. Entendemos que essas ferramentas facilitaram o trabalho, de forma que, sem elas, teríamos que buscar informações em livros e revistas e apresentá-lo por meio de cartazes, da forma tradicional, o que não despertaria tanto interesse dos discentes.
- Atitudes
Dentre as atitudes e valores vivenciados no desenvolvimento do projeto, podem-se destacar a socialização - ao trabalharem em grupo-, o respeito com o outro, a moral e a ética, ao utilizarem a Internet de forma correta e consciente.
- Resultados
Diante dos resultados esperados e alcançados, nossas expectativas foram atingidas, de modo que os alunos passaram a se interessar cada vez mais pelo projeto e com isso obtivemos um bom resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário